Artrose do Cotovelo
A osteoartrite do cotovelo ocorre quando a superfície da cartilagem do cotovelo está degenerada, mais frequentemente em homens, acima dos 50 anos. Pode acontecer por luxação do cotovelo, fratura ou desgaste natural da cartilagem articular pela idade e atividade.
A lesão nos ligamentos que resulta em um cotovelo instável também pode levar à osteoartrite, mesmo se a superfície do cotovelo não estiver danificada, porque as forças normais no cotovelo são alteradas, fazendo com que a articulação se desgaste mais rapidamente.
Atividades de trabalho ou esportivas podem levar à osteoartrite do cotovelo se o paciente colocar mais demandas na articulação do que pode suportar.
A melhor maneira de prevenir a artrite do cotovelo é evitar lesões na articulação. Quando a lesão ocorre, é importante reconhecê-la imediatamente e obter tratamento. Indivíduos envolvidos em trabalho pesado ou atividades esportivas devem manter a força muscular ao redor do cotovelo.
Os sintomas mais comuns são dor e diminuição do movimento, sensação de travamento por pedaços soltos de cartilagem e formigamento dos dedos da mão por compressão do nervo ulnar.
O diagnóstico clínico é complementado por radiografia simples. Tomografia ou ressonância magnética são utilizados para programação cirúrgica ou diagnóstico diferencial.
O tratamento pode ser cirúrgico ou não.
Tratamento não cirúrgico:
Para os estágios iniciais e inclui medicamentos orais para reduzir ou aliviar a dor, a fisioterapia e a modificação da atividade.
Injeções de corticosteróides às vezes são usadas. Embora os efeitos das injeções sejam temporários, eles podem fornecer algum alívio da dor até que os sintomas progridam o suficiente para necessitar de tratamento adicional.
Uma alternativa aos esteróides tem sido a injeção de ácido hialurônico em várias formas, chamada de viscossuplementação para melhorar a qualidade do fluido articular.
Tratamento cirúrgico
Artroscopia- método menos invasivo que possibilita melhorar os sintomas e a amplitude de movimento articular através de remoção de fragmentos de osso ou cartilagem soltos, tecido inflamatório, remoção de esporões ósseos.
Aberto - Para pacientes idoso, a prótese pode aliviar as dores e permitir movimentação.