top of page

Infiltrações Intrarticulares

As articulações artrossinoviais como joelho, ombro, quadril e tornozelo possuem uma camada de cartilagem entre os osso para facilitar o deslizamento articular. Esta cartilagem é nutrida por um liquido interno à capsula articular e lá produzido chamado liquido sinovial. Este , por sua vez , precisa ter viscosidade para diminuir o atrito entre as extremidades cartilagíneas e assim evitar os seus desgastes e quem proporciona um aumento desta viscosidade é o àcido hialuronico. è por isto que este vem sendo usado como opção intraticular de infiltração. Existem vários no mercado, puros e associados com algumas substancias. E, quanto mais próximo do peso molecular do líquido natural, melhor é. Existem várias empresas que os produzem e em diferente quantidade.

 

Na literatura, os trabalhos costumam mostrar resultados com 3 aplicações semanais de 2 ml casa. E tem também injeção única com 6 mls, ou líquidos associados que permitem aplicação em um tempo somente. 

Após a aplicação , por 3 a 7 dias , ocorrerá uma reação intrarticular de mistura liquida que se assemelha a uma inflamação que pode ser sentida através da dor e de uma articulação mais "fofa" e inchada. Conforme ela passa, a sensação de lubrificação acontece. 

Como complicações das infiltrações podemos ter infecção por se abrir uma porta de entrada da pele par ao interior da articulação através da agulha. Fato este que é evitado com o uso de material estéril. E, aumento da dor por uma reação inflamatória exagerada que depende de cada organismo. Esta inflamação pode gerar aumento de liquido intrarticular a ponto de romper a parte posterior da capsula que chamamos de rutura do cisto sinovial, complicação muito rara mas que deve ser sempre informada.

Outras possibilidade de infiltrações na medicina regenerativa para as articulações com desgaste cartilagíneos são o PRP- Plasma rico em plaquetas ela o plasma a fresco- eles tema a intensão de acelerar e estimur a cartilagem através das plaquetas que são células que habitam os hematomas e concentrados de sangue sempre que nos machucamos e sangramos localmente para fazer o processo de cicatrização. quando se concentra o sangue, esta maior quantidade de plaquetas fará uma tentativa exacerbada de cicatrização pelos primeiros 4 meses.

E mais recentemente, temos as infiltrações com células mesenquimais geralmente extraídas da parte posterior da bacia que se chama crista iliaca psoterior onde são encontrada em maior concentração. Dela se extraem pequena quantidade da parte intraóssea chamada medular, que é aplicada na articulação com a intenção de que esta células imatura possa regenerar as células cartilagíneas degeneradas.

bottom of page